conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Ângulo

conteúdo principal
conteúdo principal

História

Ângulo. O início da história de Ângulo começou muito antes da chegada dos primeiros colonizadores. Isto porque, aqui viviam os indígenas que, por sua vez, perdeu espaço para homem branco. Este chegou com espírito de capitalismo, derrubando as matas, a fim de obter lucros, sem nem mesmo ter conhecimento da preservação de meio ambiente. Com isso, os colonizadores derrubaram tudo o que tinha de mais belo, a Mata Atlântica, com suas belíssimas perobas, cedros, figueiras, marfins, guaritas e tantas outras espécies que se queimaram para dar lugar às grandes lavouras de café e pastagens de gado. Mais tarde transformou estas terras nuas, em propriedades mecanizadas, com o plantio de algodão, milho e da soja.

A Oficialização da Colonizadora

A oficialização da colonização da região se deu através da aquisição das terras pela Companhia Melhoramento Norte do Paraná, que em posse da mesma e com os documentos do Governo do Estado, passou a lotear e vendê-los aos agricultores de vários estados do Brasil, principalmente aos paulistas que influenciados pela valorização do café adquiriram lotes para o cultivo do mesmo. E assim, aconteceu com o Engenheiro Químico o Senhor Basílio Pertsew que em 1946 adquirindo uma propriedade. Vendo a prosperidade da região resolveu, juntamente com mais dois sócios Engenheiros Civis Dimitri Novikov e George Felmas, destinou e loteou 30 alqueires de suas terras para área urbana. A planta foi elaborada pelo Engenheiro Dimitri Novikov, com nome de Fazenda Dois Irmãos.

A Escolha do Nome

Os colonizadores e fundadores da cidade, após a observação dos traçados das estradas que davam acesso a esta localidade, chegaram a uma conclusão: a cidade ficava dentro de um ângulo. Isto é, as divisas das terras da Companhia Melhoramento Norte do Paraná, terras do Estado, da Gleba Interventor, com a Estrada que ligava Iguaraçú a Maringá e a Estrada Boiadeira que fazia a ligação da Estrada Maringá a Flórida. Ficando assim, o traçado da cidade em forma de um ângulo, daí a origem do seu nome Ângulo.

Pela Lei Estadual nº 172, de 12 de setembro de 1961, criou-se o Distrito Judiciário de Ângulo, e pela Lei Estadual nº 8.670, de 21de dezembro de 1987 foi criando no Município de Iguaraçu, o Distrito Administrativa de Ângulo, com a divisas especificas conforme já citamos. (Diário Oficial do Estado 22/12/87). Mediante esta aprovação, no dia 25 de janeiro de 1989 foi Instalado o Distrito Administrativo de Ângulo pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Astorga Dr. Carlos Olevir Oldakowski. E elevada à categoria de município pela Lei Estadual nº 9.357, de 03 de setembro de 1990, desmembrando-se do município de Iguaraçu. Foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito, eleito nas eleições municipais de 03 de outubro de 1992.

Dependência Genealógica: Ângulo originou-se em 03 de setembro de 1990 de Iguaraçú. Sendo que, Iguaraçú emancipou-se em 22 de novembro de 1955 de Astorga. Já, Astorga, no dia 14 de novembro de 1951 desmembrou-se de Arapongas. Do mesmo modo, foi Arapongas que em 10 de outubro de 1947 originou-se de Rolândia. Esta, em 30 de dezembro de 1943 emancipou-se de Londrina. A saber, Londrina desmembrou-se a 30 de dezembro de 1934 de Jataí. Bem como, Jataí originou-se em 14 de março 1929 de São Jerônimo. Assim, São Jerônimo emancipou-se em 23 de fevereiro de 1920 de Tibagi. Nesse sentido, em 18 de março de 1872, Tibagi desmembrou-se de Castro. Acresce que, Castro originou-se em 24 de setembro de 1788 de Curitiba. Que por sua vez, Curitiba emancipou-se de Paranaguá em 29 de março de 1693. Finalmente, Paranaguá foi criada por Carta Régia, em 29 de julho de 1648.

O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.