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O objetivo do nosso seminário de hoje é refletir sobre a literatura e reconhecer sua importância na Educação Infantil como instrumento de formação, aprendizado e valorização cultural.

O título “Nessa terra já tinha gente” foi escolhido para destacar que, muito antes da chegada dos colonizadores, esta terra já era habitada por diversos povos originários, com culturas riquíssimas, línguas próprias, modos de vida, tradições, saberes e histórias que precisam ser conhecidas e respeitadas.

Dentro da Educação Infantil, a contação de histórias é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Por meio dela, as crianças desenvolvem a imaginação, a escuta, o senso crítico e a empatia. Quando contamos histórias indígenas, estamos abrindo espaço para que essas culturas sejam reconhecidas, valorizadas e respeitadas desde a infância.

Através dos contos, mitos, lendas e narrativas tradicionais dos povos indígenas, as crianças têm contato com visões de mundo diferentes, aprendem sobre a relação de respeito com a natureza, os ensinamentos passados de geração em geração e a sabedoria ancestral que faz parte do nosso país.

Por isso, hoje queremos não apenas refletir sobre a literatura, mas também vivenciá-la com sensibilidade, escuta e respeito, reconhecendo que contar histórias é também uma forma de resistir, ensinar e valorizar a diversidade cultural do Brasil

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